O CAPITALISMO NAS AMÉRICAS: A CONTEMPORANEIDADE


Sobre o conceito de identidade, analise as afirmativas a seguir:


I - Em geral, as identidades se manifestam interna e culturalmente, sejam nas tradições, no idioma, nas instituições sociais comuns. Mas também,é possível se identificar com o outro, com o diferente.
II - Devemos considerar que a identidade não é somente territorial, delimitada por fronteiras. É antes uma relação subjetiva, de identificação e reconhecimento.
III - Na América Latina, assim como sua história, as identidades são múltiplas. A própria diversidade cultural é um elemento multiplicador dessa identidade.
IV - O hibridismo é uma característica marcante das identidades sociais, que partem da sobreposição de identidades diferentes, que se originam de misturas culturais.

As afirmativas corretas estão contidas em:


II, III e IV, apenas.


I, II, III e IV.


I e III, apenas.


II e III, apenas.


I, II e III, apenas.

Em 2008, o candidato do Partido Democrata, Barack Obama, foi eleito presidente dos Estados Unidos com amplo apoio, principalmente da população negra. Vários fatores conjugados permitiram a eleição do primeiro presidente negro no país.

Tendo em vista o contexto das eleições de 2008 e as particularidades históricas dos Estados Unidos, considere as seguintes afirmações:

 

I - A eleição de Obama ocorreu em meio a uma profunda crise econômica que exigiu a intervenção do Estado no sistema financeiro do país, alterando as práticas e os discursos liberais cujas premissas vinham se fortalecendo mundialmente desde a década de 1990.

II - Embora a eleição de Obama sinalize mudanças na superfície das relações raciais, o forte racismo estrutural ainda persiste nos Estados Unidos. A segregação racial, principalmente nos estados do Sul, permanece em níveis quase tão altos quanto na década de 1960.

III - Os ataques a Washington e a Nova York em 11 de setembro de 2001 foram atos que inauguraram a guerra americana contra o terrorismo e abriram caminho para a eleição de Barack Obama, que proclamou o direito à “guerra preventiva”, ou seja, o direito de atacar primeiro para suprimir ameaças potenciais.

 

Está correto o que se afirma em:


I, apenas.


II e III, apenas.


I, II e III.


III, apenas.


I e II, apenas.

Leia com atenção os fragmentos a seguir:


“Temos que aprender a olhar de frente a realidade. Inventar, se for preciso, palavras novas e ideias novas para estas novas e estranhas realidades que atravessa o nosso caminho. (...) Se arrancarmos estas máscaras, se nos abrirmos se, enfim, nos enfrentarmos, começaremos a viver e pensar de verdade”. (Octavio Paz, O Labirinto da Solidão, 1950)


“Agora, é quando a América necessita de uma cultura própria, agora é quando tem que resolver seus problemas de outra forma bem distinta da forma como até hoje se havia resolvido. Esta outra forma não pode ser a da imitação, senão da criação pessoal, própria”. (Leopoldo Zea, América como Consciência, 1972)

A análise das ideias dos pensadores mexicanos nos permite concluir que:


a identidade nacional mexicana é reconhecida por Octavio Paz como uma cultura inferior, por isso necessita de máscaras.


ambas expressam atitudes preconceituosas em relação ao povo norte-americano.


ambas expressam visões distintas diante de uma mesma realidade.


Octavio Paz refere-se apenas ao México, enquanto Leopoldo Zea exclui os mexicanos de sua análise.


ambas têm como tema a constituição de uma identidade latino-americana.

Em 1º de janeiro de 1959, a guerrilha liderada por Fidel Castro e Che Guevara entrava triunfante em Havana. O novo governo cubano iniciou um amplo programa de reformas e nacionalização de empresas estrangeiras, principalmente as indústrias petrolíferas norte-americanas.
Sobre a consolidação da Revolução Cubana é importante considerar que:


O bloqueio econômico contra Cuba, proposto pelos EUA à OEA, não foi implementado por conta da resistência de países como o Brasil e a Argentina.


O êxito da revolução e o estabelecimento do socialismo só foi possível graças ao apoio econômico de diversos países da América Latina.


A URSS procurou atenuar os conflitos provocados pela Revolução Cubana, evitando apoiar econômica e militarmente o novo governo.


A luta guerrilheira em Sierra Maestra levou à vitória revolucionária mas não estabeleceu qualquer influência no novo governo cubano.


O caráter socialista só foi assumido em abril de 1961, já que inicialmente o governo revolucionário tinha caráter nacionalista e reformista.

Leia a citação a seguir:


"Isso é o que não nos podem perdoar: que aqui, sob seu nariz, façamos uma revolução socialista" (Declaração de Fidel Castro, a 16 de abril de 1961, pela primeira vez publicamente reconhecendo que Cuba era socialista. THOMAS, H., apud AQUINO, 2005, p.623)


O regime socialista de Cuba, desde a sua implantação, representou na América um exemplo de alternativa ao capitalismo, gerando reações imediatas de oposição por parte dos Estados Unidos. Dentre as ações impostas pelos EUA contra Cuba, na década de 1960, destacaram-se:


I - A criação da Emenda Platt à constituição cubana, que dava aos Estados Unidos o direito de intervir no país sempre que julgasse conveniente.
II - A tentativa de derrubar o governo cubano por forças contrarrevolucionárias apoiadas pelos Estados Unidos, no evento que ficou conhecido como "invasão à Baía dos Porcos".
III - A estatização as refinarias de petróleo americanas em Cuba, o que levou os líderes cubanos a buscarem apoio junto a URSS e declarar-se socialista.
IV - A imposição de várias sanções políticas e comerciais, a exemplo do rompimento das relações diplomáticas com Cuba e o estabelecimento de um bloqueio econômico contra o país.


É correto apenas o que se afirma em:


II e IV.


I e III.


II, III e IV.


II e III.


III e IV.

Leia com atenção:

Em um anúncio histórico, feito simultaneamente nos EUA e em Cuba, os líderes dos dois países, Barack Obama e Raúl Castro, iniciaram processo para restabelecer relações diplomáticas. O acordo, mediado pelo Canadá e pelo Papa Francisco, prevê abertura de embaixadas, libertação de prisioneiros e medidas que afetam a vida dos cubanos, em áreas como comunicações, turismo e bancos. O embargo comercial americano à ilha comunista, contudo, não sofrerá alteração, uma vez que dependeria de aval do Congresso, onde Obama não tem maioria. (Adaptado de: Folha de S. Paulo, 17/12/2014. http://www1.folha.uol.com.br/fsp/especial/200679-eua-e-cuba-retomam-relacoes-diplomaticas-depois-de-53-anos.shtml)

 

Os acordos estabelecidos em 2014, pelos governos de EUA e Cuba, para a retomada de suas relações diplomáticas, ainda deixou em aberto a principal questão que afeta os dois países e divide a comunidade internacional: o embargo econômico imposto pelos norte-americanos à Ilha. Esse embargo teve sua origem a partir:


do fim da política continental norte-americana da "Aliança Para o Progresso", em 1969.


da invasão do território da Flórida por refugiados cubanos em fins da década de 60.


da derrota cubana na Crise dos Mísseis, em 1962.


da adoção do socialismo com a vitória da Revolução Cubana, em 1959.


da política de nacionalização de empresas privadas nos primeiros anos pós-revolução.

O processo de implantação do capitalismo na América Latina e a consolidação de Estados nacionais coincide com a última etapa das lutas pela independência e com a expansão do capitalismo mundial sob a forma de imperialismos, no final do século XIX. As heranças econômicas coloniais contribuíram para que o capitalismo nos países latino-americanos fosse tutelado por grandes potências como Inglaterra e EUA.
Dentro desse contexto, a incorporação da América Latina no sistema capitalista mundial pode ser caracterizada como:


primária e centralizada, como exportador de produtos industrializados e técnicas de produção.


terciária e periférica, como consumidor de produtos industrializados e produtor de mão-de-obra qualificada.


secundária e periférica, como exportador de produtos industrializados e importador de matérias-primas.


secundária e periférica, como exportador de matérias-primas e consumidor de produtos industrializados.


secundária e centralizada, como exportador de mão-de-obra barata e consumidor de matérias-primas.

Em fins do século XIX, a economia mundial ganhou impulso com o capitalismo, sendo o comércio uma das atividades mais beneficiadas, conforme os dados a seguir:

A análise da tabela sobre o crescimento da economia internacional possibilita identificar que:


I - O processo de industrialização dos países europeus atingiu percentuais consideráveis, enquanto nos países subdesenvolvidos (onde se situa a América Latina) houve um acentuado crescimento das exportações de produtos primários.
II - A integração da América Latina ao capitalismo internacional favoreceu a expansão dos mercados ingleses, dado o crescimento das exportações de produtos manufaturados por este país.
III - As baixas taxas de importação de manufaturas evidenciam a posição superior da América Latina nas relações econômicas internacionais.

É correto apenas o que se afirma em:


I e III


I


I e II


I, II e III


II e III

Nos anos 70 e 80 do século XX, a cultura latino-americana transformou-se em espaço de resistência às tendências autoritárias dos regimes políticos então vigentes. Em países como o Brasil, a Argentina e o Chile, observaram-se manifestações artísticas em oposição:


aos movimentos sociais de liderança anarquista, que defendiam propostas de integração mundial, limitando o desenvolvimento das culturas nacionais e provocando a decadência das tradições culturais.


ao movimento europeu de imigração para a América Latina, que abriu caminho para a europeização da região através de sua cultura cosmopolita e da concentração dos imigrantes nas cidades.


à dominação do capital estrangeiro e às várias ações de censura dos regimes ditatoriais que, fragilizando as raízes culturais e as tradições populares, comprometiam a manutenção da identidade nacional.


aos movimentos operários latino-americanos que, em sua maioria, apoiavam a política stalinista e, com isso, desenvolviam a penetração dos valores culturais russos identificados com o comunismo, abandonando as tradições nacionais.


à dominação escravista que inviabilizava o crescimento industrial, concentrando as economias em produtos de subsistência e impossibilitando o desenvolvimento das culturas nacionais por falta de troca com a Europa.

As décadas de 1960 e de 1970, na América Latina, foram marcadas por ditaduras civis e militares. A nova ordem política legitimou-se em nome dos princípios da Doutrina de Segurança Nacional que, sob inspiração norte-americana, defendia:


a organização de políticas econômicas nacionalistas como forma de barrar o avanço do internacionalismo soviético.


o direito de sindicatos, associações e partidos políticos de se organizarem a favor dos interesses nacionais, no combate às idéias antidemocráticas.


a elaboração de políticas de integração continental inspirada na política desenvolvimentista empreendida no Brasil no período de 1950 a 1970.


a articulação política entre os governos do continente americano, no intuito de prepará-los para o combate ao comunismo.


a união entre burguesia nacional e as Forças Armadas latino-americanas contra os interesses tradicionais das elites agrárias.

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